17.6.15

Cherry Season / Época da Cereja

Já Junho vai a meio e eu não falei no seu ingrediente principal, na verdade e como este mês é tão rico em frutos achei que o melhor seria mesmo cada semana ter o seu. Nas semanas passadas o morango teve o destaque, agora é a vez das cerejas. Fruto este que dá origem a inúmeras festas e feiras e que leva a autênticas romarias seja a Resende (que eu tenho o privilégio de bem conhecer e de todos os anos ter as primeiras cerejas oferecidas pelos primos), Alfândega da Fé ou ao Fundão que se denomina como a capital da cereja.
Este fim de semana aqui bem mais pertinho em Vila Nova de Gaia, a Quinta da Boeira acolhe a Festa da Cereja de Resende, que para além do seu ex-líbris tem também a mostra de gastronomia. Podendo para além de adquirir produtos da região saborear as refeições típicas que no restaurante irão ser servidas. A entrada é livre e para quem é apreciador da cereja e de bons petiscos esta é uma oportunidade a não perder.
Podem ficar a saber tudo aqui:
https://www.facebook.com/quinta.daboeira

Voltando aos doces que fiz e que foram um verdadeiro sucesso, o primeiro um improvável brownie de chocolate e curgete com cobertura de chocolate e redução de cereja. É intenso sim, mas ao mesmo tempo não se consegue comer apenas uma fatia. É muito húmido e fofo devido à curgete e se eu não dissesse que era um dos ingredientes ninguém teria adivinhado.



E agora também com cerejas do quintal do avô, porque o mau tempo que se fez sentir nuns inóspitos dias de Maio deu cabo das "piquenas" cá de casa. Numa aposta mais leve decidi fazer um clafoutis (doce tradicional francês originalmente feito com cerejas mas que pode ser reinterpretado com qualquer outro fruto). Em vez do tradicional kirsch (licor de cerejas alemão) ou da ginginha (mais usada em Portugal) decidi usar licor de papoila para lhe dar um toque mais floral e menos alcoólico. O resultado foi só maravilhoso e as minhas fotos de qualidade amadora não fazem de todo jus ao seu sabor.




Sem comentários:

Enviar um comentário