9.12.15

Crème de Marrons

Eu não gostava de castanhas, repito: não gostava. Mas depois de conhecer esta 8ª maravilha da culinária rendi-me aos seus encantos. Este título não carece de traduções, as coisas são o que são e este é um maravilhoso creme de castanhas. Onde andava esta receita até agora? Obrigada Rachel Khoo por me dares a conhecer tamanha delícia e por me deixares viciada num creme aparentemente tão inocente.
Eu sei que a época oficial e o mês das castanhas já acabou há uns dias mas isto tem de ser partilhado e feito muitas muitas vezes.
Podem optar por comprar castanhas congeladas ou então cozer castanhas caseiras em casa dando-lhes o vosso toque e sabores únicos.
A receita foi adaptada da original de Rachel Khoo, que ela nos deu a conhecer no seu adorável programa televisivo "The Little Paris Kitchen".





Vamos lá a isto:

Ingredientes

200 g de castanhas cozidas (eu optei por cozer as minhas com um pouco de licor de baunilha)
250 ml de natas gordas
2 colheres de sopa de açúcar de cana
2 colheres de sopa de cognac
1 vagem de baunilha (sementes + vagem)


Indicações
Levar ao lume numa caçarola pequena todos os ingredientes por 10/15  minutos, ao fim desse tempo o creme vai estar com a infusão da baunilha e as castanhas suficientemente moles para que possam ser trituradas.
Retira-se então a vagem da baunilha e passa-se para um copo alto e com a varinha mágica triturar até ficar bem macio.
Passar para frascos (esta receita dá para 2 frascos pequenos), deixar arrefecer (ou comer ainda morno se não conseguirem esperar). Aviso desde já que é altamente aditivo.

Nota:Acompanhar com crepes, tostas, uma fatia de bolo ou simplesmente comer à colher (tal como eu o fiz).
Se conseguirem resistir é um bom presente de Natal. mas sendo assim convém ser feito de véspera ou no dia, quanto mais fresco melhor.




Sem comentários:

Publicar um comentário