10.5.16

Ode à Primavera

Embora não pareça estamos na primavera e, apesar de muita gente se queixar do tempo, da chuva, das mudanças climatéricas, do S. Pedro ou do vizinho, directa ou indirectamente até está a ajudar neste aquecimento que mais parece arrefecimento global. Não há memória de um Abril que traz águas mil tão chuvoso, nem de um Maio que costuma começar tímido mas que normalmente é já sinónimo de dias quentes e ensolarados tão cinzento como este.
As cerejeiras estão encharcadas pela chuva, o verde é pouco e raras foram as suas flores que se deixaram ser apreciadas. Já em Março a produção da amêndoa tinha sido falada porque este ano estava arruinada. Apesar de ainda haverem muitas flores e árvores de fruto que subsistem não será por muito mais tempo.
Estou triste, onde num outro ano via as minhas árvores vestidas pelas mais bonitas cores e flores este ano estão despidas, cabisbaixas e ensopadas. Até as flores que mais gostam de água já se queixam.
Cada vez mais tenho consciência da pegada ecológica que cada um deixa e não, não vale a pena pensar que alguém ou isto se resolve. Se não partir de cada um cada ano vai ser pior, e pouco ou nada mais tarde se irá poder fazer. Infelizmente costuma ser assim, só se toma consciência de algo quando já é tarde demais.. Eu tento fazer a minha parte diariamente, cada vez mais em cada acto vou tentando lembrar-me o que ele pode significar e prejudicar o planeta. Ele também é meu e eu gosto de o tratar bem.
Toda a gente pensa em ter filhos, mas continuam a não pensar no dia de amanhã e se for preciso até o dizem de boca cheia enquanto conduzem o carro mais poluente e atiram um papelzinho pela janela; quando não é a embalagem, a saca ou o conjunto todo do que sobra do seu menu do McDonald's. São os vossos filhos quem mais vai sofrer com isto e mesmo assim parecem não querer ter nada a ver com o assunto.
A propósito do assunto deixo aqui um link duma publicação que ainda hoje li acerca desta temática e que vale a pena ler e reflectir: As crianças estão mais expostas aos riscos das mudanças climáticas.
Podia escrever um texto lindo, uma verdadeira ode à primavera ou à natureza (que bem as merecem), mas hoje estou especialmente triste, porque um dia como o de hoje, uma semana, um mês como o que vivemos não é normal, e aos poucos estou a ver tudo o que gosto nesta estação a não acontecer ou então a ter uma vida tão curta e injusta. 





E com isto deixo uns belos exemplos de flores primaveris que ainda tive a oportunidade de poder usar nos meus bolos. Porque no meio dum dia cinzento existem sempre nem que sejam dois raios de sol.


Tratem bem da nossa casa, ela agradece e retribui.

1 comentário:

  1. É muito importante o teu alerta e apesar de tudo já há muita gente preocupada com o que está a acontecer e este mundo maravilhoso (que principalmente os governos teimam em deixar, destruir em nome dos lucros e do poder...)

    Mas não fiques triste com o tempo pouco primaveril, provocado ou não pelo pela poluição, depois de fazeres estas maravilhas, só podes ficar feliz e dar graças a Deus que te concedeu grandes dons que tão bem sabes pôr ao serviço dos outros!!!!!!!!!
    Acredita que em breve o sol brilhará, porque tu lutas para que ele brilhe na tua vida mesmo num dia de chuva!
    Adoro-te!
    Beijinhos
    Madrinha Fatima

    ResponderEliminar