11.7.16

Época do Mirtilo

Ponto número 1: não entendo porque tanta gente, à partida bem informada, diz/pronuncia mal o nome deste fruto. Não chamem nomes ao mirtilo. Mirtilho (mirtillo) é italiano e mirtilio nem sequer existe!!
Questão arrumada, o mirtilo é uma planta medicinal. Pode usar-se no tratamento de diversas doenças, sendo o fruto que mais anti-oxidantes contém; previne várias doenças degenerativas bem como sinais de envelhecimento. Tem muitas vitaminas (A, B, C e K) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selénio e manganês). É rico em fibras, não tem sódio nem colesterol e poucas calorias e açúcares. Pode portanto ser usado em doces, bolos e saladas, com gosto mas como em tudo moderação. Por aqui o mês está a ser dedicado a ele. Já fiz algumas experiências e mais serão feitas nas semanas que se seguem. A sua maturação este ano, tal como com todos os outros frutos, atrasou mas agora estão aí em força.


No nosso país o número de produtores de mirtilo tem vindo a crescer. A zona de Sever do Vouga é a que mais se destaca, inclusive já tem a sua feira anual (que este ano decorreu entre os dias 23 e 26 de Junho).
Mas mais perto de mim existe o "Paraíso dos Mirtilos", uma produção jovem localizada em Sta. Eufêmia (Castelo de Paiva). Fazem para além da produção do fruto um licor de mirtilo que vai muito bem a acompanhar uma fatia de bolo.
Contém com mais umas quantas experiências e exemplos do que pode ser feito com esta pequena mas preciosa baga.




Sem comentários:

Enviar um comentário