12.3.18

A caminho da Primavera

Embora possa não parecer, estamos a 1 semana do início da primavera, que é como quem diz: do aniversário da Bakewell e depois de longos meses de ausência no que toca a receitas deixo aqui em jeito de prenda por esta celebração e pela enorme gratidão que sinto por todos aqueles que seguem e gostam do meu trabalho uma receita bem simples mas saborosa e reconfortante. Ideal para aproveitar a época dos citrinos e ajudar ainda no reforço de vitamina C porque o frio e a chuva parecem querer continuar.







Bolo fofo de laranja

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
200 g de açúcar amarelo
raspa de 2 laranjas
4 ovos
2 colheres de chá de fermento
450g de farinha de espelta
1/2 colher de chá de água de flor de laranjeira
180 ml de bebida de amêndoa (ou leite)
60 ml de sumo de laranja


Indicações:

Pré aqueça o forno a 170º C e unte uma forma grande com buraco.
Peneire a farinha e o fermento e reserve.
Numa taça misture a bebida vegetal (ou leite) com o sumo de laranja e a baunilha e reserve (vai criar uma espécie de leite coalhado e é esse o objectivo).
Bater por cerca de 3/4 minutos na velocidade média-alta a manteiga, o açúcar e a raspa da laranja até ficar macio e claro. Junte depois os ovos, um a um, batendo bem entre a adição de cada um deles.
Baixando depois a velocidade da batedeira adicionam-se os ingredientes secos em 3 adições alternando com os ingredientes líquidos em 2 adições (termine com a mistura da farinha envolvendo apenas, tendo o cuidado para não bater demais).
Deitar a massa na forma, nivele e leve ao forno entre 50 a 60 minutos (faça o teste do palito para ver se sai limpo e a massa está cozida).
Deixe arrefecer na forma no mínimo 15 minutos, podendo servir ainda morno ou deixar arrefecer por completo numa grelha.





Nota: como complemento pode fazer uma calda com iguais partes de açúcar e sumo de laranja e regar enquanto está quente; ou então servir com iogurte natural servido com umas raspas de laranja e canela.
Qualquer opção é garantidamente satisfatória
Bom proveito.






Se fizerem a receita partilhem comigo a vossa experiência :)













Sem comentários:

Enviar um comentário