20.10.18

Granola de Outono

Por muito calor que ainda esteja (e hoje foi exemplo disso) certo é que estamos mesmo em Outubro, o Outono já começou quase há 1 mês e há quem já fale no Natal...
E porque nunca como este ano eu estive tão ansiosa que o Verão acabasse (e não fosse eu uma "filha" desta estação), que os dias ficassem mais amenos, que já fosse preciso uma camisola para aconchegar, o chá quente voltasse a fazer parte da rotina, as cores quentes que predominam e a magia dos cheiros que o Outono traz, as castanhas assadas ... Ainda nem eu percebo bem como dum ano para o outro eu iria ansiar tanto pela estação da mudança!
Chegou também a hora de fazer nova fornada da minha granola outonal, com especiarias e com aquele sabor que me apetece nos dias que começam a esfriar.
Estava já mais do que na hora de voltar com uma receita e esta já a devia ter partilhado há muito, espero que a desfrutem e que aproveitem tanto quanto eu.

GRANOLA
Ingredientes

500g de flocos de aveia integral
150g de amêndoas
150g de avelâs (as minhas preferidas)
150g de nozes
50g de pistáchios
200g de côco ralado
50g de sementes de abóbora
50g de sementes de girassol
100g de sementes de sésamo
150ml de óleo de côco
100ml de agave
100g de arandos desidratados (substituir por passas, por exemplo)
canela e gengibre q.b

* Se bem que aqui tenha colocado quantidades, na verdade eu costumo fazer tudo "a olho". Podem utilizar a receita apenas como guia e fazer o mesmo.








Pré aquecer o forno a 160C e "forrar com papel vegetal um tabuleiro (fundo) do forno.
Picar os frutos secos a gosto e misturar com os flocos de aveia numa taça.
Juntar o côco e todas as sementes. Aquecer o óleo (apenas para derreter) e o agave e juntar bem à mistura da taça.
Deitar no tabuleiro previamente preparado e levar ao forno por 30 minutos (a meio mexer bem e rodar o tabuleiro).
Se gostar dos frutos secos mais tostadinhos e o resultado geral mais dourado deixar mais uns 5/10 minutos mas ter cuidado para não deixar queimar e ir mexendo com regularidade.
Quando estiver pronto deixar arrefecer uns minutos e depois juntar as especiarias, os frutos desidratados e as sementes de sésamo. Deixar arrefecer por completo antes de guardar em frascos herméticos.





Esta granola aguenta muito bem (se bem condicionada) uns 3 meses!
Espero que gostem tanto quanto eu e vos conforte nesta nova estação, acompanhando uma taça de frutas da época ou de iogurte natural com uma compotinha também acabada de fazer.























Votos de um feliz fim-de-semana.

Sem comentários:

Publicar um comentário