3.2.21

Bolo de laranja invertido e o prenúncio da Primavera




Pareceu que passou uma eternidade desde a última publicação por aqui, na realidade foi quase 1 ano, ano esse que ninguém imaginava que ia ser como foi e que revirou as nossas vidas surpreendentemente para sempre.
Mas agora que volto ao mês de Fevereiro, um dos meus preferidos do ano; não fosse o aniversário da minha mãe, o mês do amor, da celebração do novo ano lunar, o Imbolc (festival gaélico que se realiza nos primeiros dias do mês e que celebra o meio caminho entre o solstício de Inverno e o equinócio da Primavera. É um dos mágicos 4 rituais realizados ao longo do ano conforme as suas estações. Para mim traz mesmo essa magia, é o prenúncio da Primavera juntamente com os primeiros narcisos a florir!



Só coisas boas, mas de volta ao que nos traz aqui e porque há muito mais tempo ainda que não publicava uma receita. Depois dum fim de semana produtivo, porque estamos na altura dos citrinos e porque já percebi que tenho uma enorme tendência a criar e juntar a laranja e a amêndoa aqui fica o meu bolinho de conforto para este mês, para acompanhar com um chá ou café nestes dias chuvosos que teimam em não parar.



Bolo de laranja invertido 


Ingredientes

2/3 laranjas pequenas
100g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
120g de farinha de amêndoa (ou amêndoa ralada)
140g de manteiga sem sal
115g de açúcar amarelo
3 ovos biológicos
80ml de sumo de laranja

Método

Pré aquecer o forno a 180º C e untar uma forma de 20/22cm.
Descascar as laranjas, cortar em rodelas uniformes e dispor no fundo da forma.
Bater a manteiga e o açúcar por alguns minutos até ficar claro e macio, adicionar depois os ovos um a um.
Juntar a farinha de amêndoa à massa e depois acrescentar um pouco da farinha e do fermento (já peneirados), intercalando com o sumo e depois novamente a farinha restante.
Deitar a massa cuidadosamente na forma e levar ao forno cerca de 45 minutos (testar com um palito para ver se já está cozido).
Depois de desenformado e ainda morno pode se pincelar um pouco de geleia por cima da laranja para ficar mais macia e brilhante.







Espero que tenham gostado deste regresso, que experimentem e deixem o vosso comentário, também com sugestões para novas receitas e publicações. Que tenham um mês muito feliz!





 









Sem comentários:

Enviar um comentário