20.3.21

Outro início de Primavera se celebra






Desde que me conheço que gosto de celebrar, seja o que for... aniversários, datas específicas, com temas, sem temas, porque sim e porque não!







Depois de ter celebrado o último aniversário da Bakewell, alguns dias depois da grande bomba estourar e 2 dias depois de entrarmos no primeiro estado de emergência; sozinha, triste, em choque, em pânico e fechada em casa... este ano apesar de muita coisa ter mudado continuamos em contexto de pandemia mas de forma segura e cautelosa este dia, esta data, este Equinócio e renascimento não podiam ser deixados ao acaso e sem ser festejados. Assim foi, assim fizemos. 











Adoro cor, e este dia foi inspirado nisso mesmo; as cores suaves que neste início de estação cobrem todos os campos e jardins. É maravilhoso, único e especial este renascimento da Natureza que até agora se encontrava adormecida, levantado-se depois dum longo descanso para mostrar toda a sua beleza e esplendor. É mesmo essa a energia desta linda estação, uma energia ascendente, que se eleva. Assim acontece connosco, com a nossa energia, circulação e humor. Tudo melhora agora!







Adoro o Outono mas não há estação do ano mais bonita para mim do que a Primavera, cada pormenor me faz sorrir, cada rebento, folha e flor de que me dou conta me fazem incrivelmente feliz. Quem sente o mesmo há-de perceber! É inexplicável e a cada ano é vivido de forma mais intensa ainda.


Dado que a nossa realidade foi há 1 ano abalada, esta celebração transporta-nos para além deste Equinócio, para um mundo e um espaço mais bonito, alegre, descontraído; nem que seja de fantasia, uma realidade paralela. Nem que tenha existido apenas neste dia, mas hoje foi assim!

E mais do que celebrar quero agradecer por estarem aqui e aí desse lado e por isso hoje partilho também a receita dum dos bolos que fizeram parte deste dia tão especial.
É uma espécie de "pão de ló vegan", um bolo básico que podem fazê-lo simples ou dividir entre formas e rechear com compotas, frutas frescas, creme de limão e cobrir com natas, mousse de chocolate ou creme de caju. É assim, tão versátil quanto simples.









Ingredientes

60ml de óleo de côco (ou outro óleo vegetal)
200ml de bebida vegetal (eu uso de soja)
1 colher de chá de vinagre de sidra (ou sumo de limão)
120ml de xarope de acer (ou xarope de agave)
150g de farinha de amêndoa (ou farinha de côco)
150g de farinha de trigo sem fermento 
2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

Nota: para variar e aromatizar podem acrescentar 1 colher de chá de extracto de baunilha (ou usar o "recheio" de meia vagem de baunilha). 

Indicações

Pré aquecer o forno a 180ºC e untar uma forma grande ou 2 pequenas (16/18cm) para poder rechear.
Deitar o vinagre de sidra na bebida vegetal para azedar/coalhar e deixar repousar pelo menos 5 minutos enquanto prepara os restantes ingredientes
Derreter o óleo de côco, se usar, e deixar arrefecer
Numa taça juntar o xarope de acer, o óleo de côco derretido, a mistura da bebida vegetal e da sidra e a farinha de amêndoa.
Peneirar a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio e adicionar à massa, apenas até ficar combinado.
Deitar na forma/s e levar ao forno por 20 minutos (se levar em formas separadas) e no mínimo por 30 minutos se levar em apenas uma forma grande. 
Testar sempre com o palito para ver se a massa estar cozida.

A partir daqui é degustar como pretenderem, simples a acompanhar um chá ou café ou recheado e coberto para servir como bolo de aniversário, por exemplo (deixar arrefecer por completo se o servir desta forma).








Espero que gostem e que continuem por aí; as publicações e partilha de receitas irão ser mais frequentes este ano :)

Vejam também o vídeo super mágico no Instagram, onde vamos mostrar um pouco mais deste dia tão  mágico.









Equipa:

Fotografia: Aura Studio
Vídeo: Sublime Films
Decoração & Design floral: O Filho da Rosa
Cabelo: Pedro Netto Studio
Maquilhagem: Marta Moura Estética
Vestido: Georgina Vieira Atelier












Sem comentários:

Publicar um comentário