14.9.15

Figue Tart / Tarte de Figo

Adoro figos, fazem-me lembrar as minhas falecidas avós e por conseguinte remetem-me para a infância. No entanto não tenho muito boas experiências com figos comprados porque nunca sabem a grande coisa e as figueiras que tenho são ainda muito novinhas para dar fruto. Embora o figo para mim seja indicador de que se aproxima o Outono ainda dá para os usar em refeições frescas e ligeiras próprias das estações mais quentes.
Tive este ano a sorte de me oferecerem figos caseiros (e por isso tenho a agradecer a duas amigas minhas) e com eles fiz muito rapidamente dois doces distintos, não fossem eles com o seu feitiozinho característico de quem não gosta de permanecer muito tempo na fruteira ficarem "passados".
Primeiro, uns cupcakes divinos de chocolate e figo, com cobertura de chocolate, amêndoa e um bocadinho de caramelo (porque não?).





E depois uma tarte de iogurte grego, mel e figos que tem tanto de maravilhoso como de simples. Tão boa que partilho convosco a receita para que ainda tenham tempo de a pôr em prática.

Ingredientes

1 base de massa quebrada de compra (outro tipo de massa ou a vossa receita preferida)
400g de iogurte grego natural
3 colheres de sopa de mel
12 figos
pistachios cortados e mais mel para polvilhar no final


Indicações

Cozinhar a base da tarte como indicado na embalagem e deixar arrefecer totalmente antes de rechear.
Bater muito bem o iogurte e o mel até ficar combinado e macio. Deitar sobre a tarte já fria e alisar a superfície, dispor depois os figos cortados em 3 por cima. Finalizar com pistachios cortados e um pouco de mel.




 Estes e outros doces mantiveram-me tão ocupada que nem tive tempo de aqui vir na última semana. A culpa também se deve à minha recente página de facebook que torna toda e qualquer publicação mais rápida e prática.
Não deixem de visitar e partilhem ;)
www.facebook/bakewellblog
Boa semana e bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário