24.12.16

Que seja um bom Natal...

Em cima da hora mas ainda a tempo de desejar a todos um maravilhoso Natal, seja ele da forma como escolherem...
Porque o Natal para além de ser quando, é também como o homem quiser e o que ele representa também. Natal é amor, é família, é alegria, é sobretudo amizade...
Este topper feito pela Rita da Vive la Fête é a ilustração disso mesmo, torna um bolo e uma mesa ainda mais bonitos e transmite a mensagem na perfeição. Vejam todas as possibilidades e outras mensagens na página e aproveitem para dar uma vista de olhos aos lindos artigos festa, que vos ajudarão a organizar as vossas!





E porque estamos no final mês e do ano aproveito para deixar uma receita extra, porque esta é uma altura especial e de partilha. Típica da época mas deliciosa para saborear durante todo o inverno nos dias frios que ainda agora começaram: um vinho quente com especiarias ou Mulled Wine.

Embora se creia que teve origem na Roma antiga o certo é que é uma bebida típica europeia, principalmente dos países do Norte.Em Inglaterra é muito bebida a partir do Halloween e muito mais na altura do Natal e foi em Londres que provei pela primeira vez numa das suas inúmeras feiras de Natal e apesar de não ser a maior fã de vinho tinto adorei pela combinação de sabores e por toda infusão que oferecem os citrinos e as especiarias. Não sei se foi por ser na minha cidade preferida, aquela que procuro para me fazer crescer o espírito natalício, mas o que é certo é que cá também tem a sua magia. Mas as versões irlandesas e nórdicas, sempre com algumas variações, também são deliciosas.

Sugestão: Degustar antes ou depois da refeição, servido por exemplo com uma fatia de bolo rei.

Vale a pena experimentar, garanto que não sairão desiludidos (e o cheirinho que deixa pela casa é simplesmente divinal).



Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto à escolha
Casca de 1 laranja (poderão juntar também rodelas da mesma para enaltecer o seu sabor)
Casca de 1 limão ou lima
2 paus de canela
10 cravinhos
1 vagem de baunilha aberta ao meio
2 colheres de sopa de açúcar 
10 vagens de cardamomo (opcional)
1 estrela de anis (opcional)

Levar um tacho ao lume com todos os ingredientes, menos o vinho (pois senão o álcool evapora).
Juntar um pouco de água, o suficiente para cobrir o fundo do tacho e deixar ferver criando uma espécie de xarope que irá possibilitar a infusão das especiarias e dos citrinos.
Depois de ferver durante uns minutos baixar a temperatura e juntar o vinho. Deixar no mínimo por cerca de 1 hora com a tampa, depois de pronto deve-se coar e pode então servir.



Espero que esta época seja para vocês tão mágica quanto estes exemplos e que a alegria característica do Natal se prolongue por todo o ano.

2 comentários:

  1. olá... dp de ler a receita, fiquei c uma dúvida... deixamos o vinho ferver 1 hora c as especiarias? Obg e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cidália. Depois de deixar ferver as especiarias para fazer uma espécie de xarope junta-se o vinho, baixa-se a temperatura e deixa-se fechado cerca de 1 hora. Nunca ferver o vinho senão perde todas as propriedades e o álcool evapora. Espero ter sido clara :) Obrigada

    ResponderEliminar