20.2.15

Viola Violaceae

E não é por o S. Valentim ter ido "à sua vida" até ao próximo ano que o amor também se foi embora. Aliás ele está sempre presente, pelo menos no que toca a tudo o que faço.
Esta semana para além de mais um bolo de chocolate apresento os chocolates artesanais que também desenvolvo (neste caso chocolate branco belga com flores de violeta cristalizadas).



Mas não é só mais um bolo de chocolate, já que é aromatizado com violeta.
Os antigos gregos consideravam a violeta um símbolo da fertilidade e do amor usando-a em poções de amor. Actualmente é utilizada com fins medicinais, nomeadamente em xaropes para a tosse, dor de garganta, rouquidão e sinusite. Como forma de chá para distúrbios intestinais e dores de cabeça. Tem propriedades expoctorantes, diuréticas, anti-pasmódicas e inflamatórias. E claro está, usada em todo o seu esplendor em perfumes, colónias, sabonetes e cosméticos.
É uma das minhas flores preferidas pelo seu perfume adorável, pela sua cor, delicadeza e porque são comestíveis. Por isso pode ser usada não só na decoração como também na confecção de qualquer prato. E com muita pena minha só não apresento o bolo com flores frescas porque ainda não estamos na época delas.



Bom fim de semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário