23.9.15

Happy Fall Y'all / Feliz Outono para todos

É oficialmente Outono e já se nota bem... Os dias são mais curtos e as noites mais frias, as árvores começam a perder a folhagem dourada cobrindo os outrora verdes e floridos jardins, as castanhas já amadureceram bem como as maçãs, fruto que na minha opinião mais caracteriza esta estação. E para celebrar a chegada do Outono (não que eu esteja a dar pulos de alegria, porque a sua chegada apesar de ter vindo com calor é um prenúncio de que caminhamos para as estações frias) trago a receita dum doce que por ter a maçã como protagonista, ter frutos secos e ser servido ainda morno aconchega nesta estação. Devo dizer que é extremamente viciante e se for servido com iogurte grego ou gelado de nata o caso fica ainda pior (sendo que esta receita dá para 6 porções, pode muito bem acontecer que não chegue para todos). Os frutos secos são opcionais, mas garanto-vos que fazem toda a diferença e isto dito por alguém que apenas recentemente se tornou fã.



Crumble de maçã
Ingredientes

4 maçãs
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela (ou mistura de especiarias)
1/4 de chávena de farinha de trigo
30g de manteiga sem sal

Crumble
3/4 chávena de flocos de aveia
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de frutos secos (eu usei nozes, amêndoas e avelãs)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
85g de manteiga sem sal


Indicações

Pré-aquecer o forno a 200C e untar uma travessa.
Descascar as maçãs numa taça, cortar em cubos grandes e regar com o sumo de limão para não oxidar. Juntar o açúcar, a farinha e a canela e envolver bem na maçã. Deitar na travessa já preparada e polvilhar por fim com a manteiga cortada em cubos.
Misturar os ingredientes secos para o crumble e no final envolver a manteiga cortada em cubos com as mãos até formar migalhas. Deitar por cima da mistura da maçã e levar ao forno cerca de 35/40 minutos ou até ficar dourado.
Deixar arrefecer um pouco e servir ainda morno simples ou com acompanhamento a gosto.
Que sirva de inspiração para refeições em noites frias. Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário