14.3.16

Em nome do pai

Mais um mês com pouca actividade por aqui mas com muito trabalhinho e projectos lindos. Aproveito a data que se aproxima para divulgar a receita do mês em parceria com o Intermarché e o que melhor do que uma sobremesa para "adultos" para celebrar o dia do pai?
O meu tem muita sorte, em menos de um mês tem os mimos todos para ele, a seguir ao dia do pai tem em poucas semanas o seu aniversário. No ano passado tive a felicidade de passar esta data com os homens da minha vida, o meu pai e o meu avô. Cada um com o seu papel mas os dois com o mesmo amor. Criei para esse dia este bolo, que foi muito apreciado e este ano ainda muito a tempo de prepararem um jantar especial para o próximo sábado, dia 19 partilho convosco este pequeno pedaço de mau caminho.















BOLINHOS DE PÊRA COM PÊRAS BÊBEDAS E REDUÇÃO DE VINHO TINTO

Ingredientes para o Bolo

2 pêras Rocha Programa Origens
1/2 vagem de baunilha
150g de açúcar Fazenda
115g de manteiga Terra de Sabores (à temperatura ambiente)
3 Ovos do Monte
225g farinha para bolos com fermento Chabrior


Ingredientes para a redução de vinho tinto

250 ml de vinho tinto Seleção de Enófilos - Bairrada 2012
3 colheres de sopa de açúcar Fazenda
1 pau de canela Cigalou
1/2 vagem de baunilha
Raspa de meio limão e 2 colheres de sopa do seu sumo




Indicações

Pré aquecer o forno a 180C e untar uma forma de tamanho médio ou várias pequenas.
Descascar e cozer as 2 pêras, depois de frias esmagar com a ajuda de um garfo e reservar (ou então cortar apenas aos cubos - que foi como fiz para se sentir a sua textura).
Bater a manteiga e o açúcar até ficar claro e macio, juntar os ovos um a um e continuar a bater até estar completamente incorporado. Juntar agora as sementes da 1/2 vagem de baunilha e voltar a bater até ficar homogéneo. 
Adicionar a farinha em 4 partes apenas até ficar combinado, tendo o cuidado para não bater demais. Por fim junta-se as pêras e deita-se a massa na/s forma/s.
Levar ao forno cerca de 30/45 minutos dependendo do tipo de forma que usarem, ir tomando atenção a partir dos 30 minutos.

Enquanto o bolo está no forno vamos fazer a redução de vinho tinto e ainda cozer umas pêras para acompanhar o bolo.

Ingredientes para cozer as pêras  

3 pêras Programa Origens
2 saquetas de chá de Hibisco e Gengibre Yogi Tea
1 pau de canela 
2 colheres de sopa de mel 
1L de água (+ 250ml de vinho tinto Seleção de Enófilos - opcional)

Num tacho fundo levar ao lume a água (e o vinho tinto), com o pau de canela e o mel. Deixar ferver e depois adicionar as saquetas do chá, deixar mais 10 minutos para fazer a infusão.
Adicionar as pêras previamente preparadas e deixar cozer por cerca de 30 minutos (dependendo de quão maduras elas estiverem). Durante este tempo devem ir virando as pêras de lado para que fiquem com uma cor uniforme. 
Depois de cozidas (mas não demasiado moles), retirar o tacho do fogão e deixar as pêras arrefecerem no próprio líquido para que absorvam ainda mais os sabores, quando estiverem frias retirar para um prato de servir e reservar, até ao momento de servir o bolo coberto com a redução de vinho tinto.


Indicações para fazer a redução de vinho tinto

Juntar todos os ingredientes num tachinho pequeno, deixar ferver e cozinhar até que reduza para cerca de metade do seu volume e ganhe uma textura mais espessa.  Depois de frio remover o pau de canela e a meia vagem de baunilha e cobrir todo o/s bolo/s com este molho - servir juntamente com as pêras cozidas (que podem servir como acompanhamento neste caso ou então como a própria sobremesa para dias de mais preguiça e de soluções mais práticas).



Aproveito para dizer que o Intermarché de Paredes está com uma promoção em toda a gama do Yogi Tea e que na compra de qualquer chá da marca recebem uma aula experimental de Yoga no "nosso" Estúdio Just Yoga em Paredes. Só coisas boas portanto, para além desta marca de chá ser fantástica, todas as saquetas trazem uma frase de inspiração bem ao jeito motivacional da filosofia do Yoga.


As fotos lindas tiradas aos bolos deste mês devem-se ao magnífico trabalho da Pedaços de Luz Fotografia.














Sem comentários:

Publicar um comentário