30.9.16

Dar as boas vindas ao Outono

Ainda que os dias continuem quentes e ensolarados e que ele tenha entrado devagarinho, envergonhado e apenas a fazer-se sentir com os dias mais curtos e as noites mais frias o que é certo é que num ápice já estamos no Outono... A cada ano que passa aprendo a gostar mais de cada estação, do que elas têm para nos oferecer e das mudanças que trazem. O Outono nunca foi uma das minhas estações preferidas, sempre significou para mim o fim dos melhores meses e da minha altura do ano preferida e por isso representava uma estação triste e de nostalgia. Agora vejo-o de outra forma, com as suas cores quentes, as folhagens que deixam o chão dos campos e jardins preenchidos por tantos e lindos tons.
O Outono significa agora para mim terminar os projectos de Verão que se fazem no exterior, para que quando vier em força tudo esteja preparado para o receber. Seja com abóboras, o seu doce e o cheiro a canela, seja a preparar os vasos e a horta para o frio que aí virá. Seja a preparar receitas novas, com sabores mais quentes e que fazem apetecer fazer um chá quentinho e convidar os amigos para um lanche no conforto de casa, no interior que começa a ser mais chamativo. E eu que sou tão exterior, do campo e do pé descalço na relva ou na terra começo agora também a apreciar todos estas pequenas coisas que o Outono tem para oferecer.
Uma das suas oferendas são as maçãs, que começam a preencher as árvores nos pomares e que são uma das frutas características da estação, nada mais apropriado para a receita do mês em parceria com o Intermarché de Penafiel e Paredes.
Com inspiração francesa mas com fruta bem nacional, este mês fazemos uma Tarte Tatin, simples e com um cheirinho e sabor bem ao gosto da estação.

Esta publicação tem a participação especial da Pedaços de Luz Fotografia, responsável por estas fotos lindas e que tão bem captou esta Tarte Tatin.



Ingredientes

4 maçãs programa origens (usei 2 golden e 2 starking)
100g de manteiga amolecida Terra de Sabores
100g de açúcar Fazenda
1 vagem de baunilha Chabrior
2 embalagens de massa folhada Top Budget


Indicações

Pré aquecer o forno a 180º C
Descascar e cortar em 4 as maçãs, regar com um pouco de sumo de limão para não oxidar enquanto se prepara o resto.
Dispor a manteiga uniformemente numa "frigideira" que possa ir ao forno. Deitar por cima também de forma uniforme o açúcar e depois de cortar a vagem de baunilha ao meio coloca-se em forma de cruz no fundo da frigideira. Está agora na hora de dispor as maçãs de lado de forma a que fiquem bem alinhadas e no mesmo sentido.
Nesta altura as duas embalagens de massa folhada já devem estar fora do frigorífico e colocam-se uma em cima da outra pressionando com um rolo da massa para que fique apenas uma, mais grossa, firme e que vai aguentar melhor os sucos que se vão criar quando as maçãs e os restantes ingredientes começarem a cozinhar.
Dependendo do tamanho da frigideira que usarem cortam a massa folhada com o diâmetro equivalente ou um pouco maior para criar um rebordo mais largo e reforçado e depois cobrem as maçãs com o cuidado de tapar todo o recheio. Dão-se uns golpes na massa e leva-se a cozinhar no fogão a temperatura média/alta cerca de 15 minutos, abanando de vez em quando com cuidado para ir espalhando pela frigideira a manteiga e o açúcar tocando até no rebordo da massa folhada para que fique mais crocante e até que sintam que os sucos começam a engrossar e caramelizar, aí leva-se ao forno e deixa-se por mais cerca de 25 minutos até que a massa fique douradinha.
Retira-se do forno, deixa-se arrefecer ligeiramente antes de virar para um prato.
Pode servir-se fria ou ainda morna, com uma pitada de canela e acompanhada com gelado de nata Adélie tal como fizemos aqui.



Nota: Eu poderia (deveria) ter deixado mais tempo no fogão, pelo que as maçãs não caramelizaram o suficiente. Por isso esse é um passo que devem ter mais em atenção se quiserem um resultado mais douradinho.

Experimentem e digam de vossa justiça se não é uma sobremesa digna desta estação?

Nota: Todos os ingredientes estão disponíveis no seu Intermarché.






Sem comentários:

Publicar um comentário