13.2.19

Madalenas de inverno


As mimosas são das flores do tempo frio que parecem vir anunciar que a Primavera está para breve e eu adoro-as. Acho mesmo que o nome foi bem entregue e para além de serem bonitas e mimosas são super fotogénicas.







Apesar da escassez da flor no Inverno, estamos numa época privilegiada no que toca aos citrinos. E quem os tem em casa ou facilmente arranja muitas vezes não sabe o que fazer com tantas laranjas ou limões.
Estas madalenas são perfeitas para usar essa desculpa, como também são ideais para um lanche ou para quando se recebe visitas inesperadas, são mesmo super fáceis e rápidas de fazer.
Vamos a isso?





Ingredientes:

2 ovos
70g de açúcar de cana
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
1/2 colher de chá de água de flor de laranjeira
70g de farinha de trigo sem fermento (ou farinha de arroz)
Raspa de 1 limão
4 colheres de sopa de óleo de côco (derretido)



Indicações:

Pré aquecer o forno a 180.C e untar a forma das madalenas.
Na taça da batedeira combinar os ovos com o açúcar e o sal, bater pelo menos durante 5 minutos até que fique bem claro e leve. Adicionar depois a baunilha e a água de flor de laranjeira. Lentamente juntar a farinha, na velocidade baixa e apenas até ficar bem combinado.
Com a espátula acrescentar a raspa do limão e o óleo de côco em 2 partes.
Deitar a massa com a ajuda de uma colher sopa em cada molde, tendo o cuidado para não encher demasiado.
Levar ao forno cerca de 6 minutos (o tempo ideal para os chefs franceses), se pretender pode deixar mais 2 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco numa grelha antes de retirar as madalenas da forma.
Polvilhar com açúcar em pó depois de frias.



Sei que as palavras por aqui têm sido poucas e confesso que desde o final do ano que queria publicar uma receita só que o tempo voa assim como a disponibilidade. Está muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e o ritmo de trabalho não abranda contrariamente ao que costuma acontecer no início do ano. Mas prometo que este ano vai ser muito especial e que vão acontecer coisas boas e mudanças por aqui.
Espero que gostem, até à próxima publicação :)


Sem comentários:

Publicar um comentário