25.1.16

Janeiro molhado, laranjas e um bom bocado

Quem segue o blog e me conhece sabe que dou primazia aos produtos da época, gosto de comer conforme a estação e o que a natureza nos dá.
Esta é a altura do ano mais fria e segundo os entendidos onde acontece o pico da gripe. E talvez não seja por acaso que os frutos da época sejam os citrinos, ricos em vitamina C que nos protegem de gripes e constipações. E um dos frutos em que a vitamina C está presente em maior dosagem é a laranja, é ela por isso a protagonista desta publicação e deste mês.
A laranja do Programa Origens do Intermarché vem directamente do Algarve, ajudando assim os produtores locais.
Este é um programa de incentivo à produção nacional, oferecendo produtos genuinamente portugueses, da época, de qualidade e com preços mais baixos. Para além disso impulsiona a economia e desenvolvimento regional.
A convite do Intermarché criei estas tartelettes de laranja e ricotta usando produtos das suas marcas próprias. É uma receita simples, rápida e deliciosa.














Tartelettes de Laranja e Ricotta 

Para 4 a 8 pessoas

Ingredientes

1 embalagem de massa quebrada Monique Ranou
4/5 laranjas Programa Origens Intermarché
2 embalagens Ricotta Páturages
75g + 1 chávena (para cobrir as fatias de laranja) de açúcar Fazenda
1 colher de extracto de baunilha (ou as sementes duma vagem de baunilha)
doce de laranja Paquito (a gosto)


Instruções

Preparar a base conforme as instruções da embalagem, disposta numa tarteira grande ou dividida em tarteiras individuais.
Cortar a laranja em fatias muito finas (de preferência com a ajuda duma mandolina) e cobrir cada uma das fatias com açúcar. Dispor as fatias num tabuleiro de forno coberto com papel vegetal  e levar ao forno pré-aquecido a 180C por 15 minutos, virar o tabuleiro de lado e cozinhar mais 15 minutos, deixe arrefecer e reserve.
Depois de tudo pronto e já frio prepare o recheio. Bater a ricotta, o açúcar e a baunilha numa batedeira por 5 minutos, quando já estiver macio e cremoso dispor sobre a massa já pronta.
Decore com as fatias da laranja caramelizada e o doce de laranja.

- Pode optar por juntar raspa de laranja e mesmo um pouco do seu sumo ao creme de ricotta. E até polvilhar com um pouco da canela.
 Esta é uma receita versátil, pois pode sempre substituir a laranja por outro fruto conforme a época do ano.







Espero que experimentem, que gostem, que dêem a vossa opinião e que voltem para ver o que nos esperam os próximos meses.
E a esse propósito ficam as palavras bonitas dos responsáveis pelo Intermarché de Penafiel e Paredes e de tal parceria:
"Encantados pela beleza e originalidade dos bolos da nossa querida Ana Margarida, resolvemos propor uma partilha de receitas. 

Juntos iremos trazer-lhe uma receita por mês, esperando que o seu ano de 2016 seja mais doce. 

Fique atento e delicie-se Coração preto grosso️"


1 comentário: