25.7.16

A receita do mês!

Para quem tanto se queixou do mau tempo e que o Inverno estava a ser interminável, o calor abrasador veio agora para ficar e pouco ou nada apetece fazer! Acho que a nível climatérico não há agora um meio termo, mas e porque este calor não convida a muitas utilizações do forno, a receita deste mês em parceria com o Intermarché é muito simples, prática e rápida mas ainda assim deliciosa para que se possa desfrutar num picnic, lanche no jardim ou após um almoço no terraço.





BOLO DE MIRTILOS COM CRÈME FRAÎCHE

Ingredientes:

130 gr de farinha sem fermento Chabrior
1 colher de chá de fermento Chabrior
1 pitada de sal marinho
1 pitada de canela Cigalou
115 gr de manteiga Terra de Sabores (à temperatura ambiente)
150 gr de açúcar Fazenda
1 colher de chá de aroma de baunilha Chabrior
2 Ovos do Monte - tamanho L
Raspa de 1 limão
375 gr de mirtilos Programa Origens (3 embalagens)
- Crème fraîche Páturages para acompanhar

Indicações:

Pré aquecer o forno a 180º C e untar uma forma redonda de 20 cm.
Envolver os mirtilos numa taça grande com uma colher de sopa de farinha e um pouco de sumo de limão (isto fará com que eles não "afundem" na massa enquanto coze).
Juntar numa taça os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e canela), peneirar e reservar.
Bater a manteiga em velocidade média por cerca de 2 minutos até ficar cremosa, adicionar depois o açúcar e continuar a bater por mais 2/3 minutos até o açúcar se dissolver por completo e a mistura clarear e ficar macia. Juntar a baunilha e os ovos um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Por fim juntar a raspa do limão.
Baixa-se agora a velocidade da batedeira para o mínimo e adiciona-se aos poucos a mistura dos ingredientes secos, apenas até ficar bem incorporado.
Deitar a massa na forma, dispondo por cima os mirtilos e vai ao forno por cerca de 1hora (a partir dos 50 minutos convém ir confirmando com um palito se já se encontra cozido).

Deixa-se arrefecer por completo e depois serve-se com crème fraîche (simples; batido com uma vagem de baunilha Chabrior ou um pouco de açúcar mascavado).





Depois é só desfrutar, enquanto durar :)

Nota: Todos os ingredientes disponíveis num Intermarché perto de si!





Sem comentários:

Enviar um comentário