29.10.16

O mês cor de abóbora

As cores predominantes neste mês foram o amarelo e o laranja, as folhas das árvores vestem-se de tons quentes e o que a estação pede é mesmo isso, algo que traga conforto e seja quentinho.
Mesmo antes do final do mês e ainda a tempo do Halloween esta receita não podia ser mais apropriada.
Mudamos um bocadinho o que tem sido apresentado até agora e a receita do mês em parceria com o Intermarché Penafiel e Paredes é um belo creme de abóbora, rico, com um toque picante e exótico para acompanhar as festividades.



Ingredientes

(Serve 4 pessoas)

1,300 kg de abóbora
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 malagueta
1 raminho de salsa
1 lata de leite côco
3 colheres de sopa de azeite
75g de sementes de abóbora
1 colher de sopa de caril
Sal, pimenta e curcuma a gosto

Indicações:

Pré aquecer o forno a 200ºC.
Dispor num tabuleiro as sementes de abóbora e tostar por cerca de 5 minutos. Deixar arrefecer enquanto se prepara a sopa. Juntar depois a salsa picada e temperar com sal e pimenta, misturar bem e reservar.

Descascar e cortar em bocados a abóbora, a cebola e malagueta, esmagar os dentes de alho com a casca e dispor tudo no tabuleiro do forno temperando com o caril, sal, pimenta, sal e o azeite. Ir mexendo de vez em quando para não queimar. Cozinhar até a abóbora ficar dourada e macia, cerca de 45 minutos.

Depois de tudo cozinhado retirar a pele do alho e reduzir a puré; juntando também a curcuma, o leite de côco (de meia a uma lata, conforme o gosto) e 2 canecas de água.
Rectificar os temperos e juntar mais água se necessário.
Servir com a mistura das sementes (que pode modificar ou adicionar outras).






Desfrute deste creme bem quentinho numa noite de Outono ou porque não servir na noite Halloween para aquecer o coração (garanto que a malagueta aquece mesmo) e o estômago antes dumas quantas travessuras?!

Nota: todos os ingredientes disponíveis no seu Intermarché.






Sem comentários:

Enviar um comentário