13.2.17

Bakewell...ness

Quis esta altura do ano, típica das overdoses de chocolate manifestadas sob forma de todo o tipo de bombom e afins, ser a escolhida para começar um nova fase da Bakewell; onde irei apresentar novos bolos, doces e receitas mais saudáveis. Que vão de encontro a novos interesses e modos de vida, sejam eles para intolerantes, por questões de saúde ou para pessoas que apenas não querem prescindir duma boa dose de indulgência mas sem preocupações e pesos de consciência.
Bakewellness é uma extensão da Bakewell virada para a área da saúde e do bem estar (wellness). Começo assim com uma receita básica de pudim de chia. Fácil, prático mas com um toque exótico dado pelo meu amado cardamomo acompanhado aqui pela framboesa que combina bem com tudo.
Pode ser uma alternativa a uma sobremesa do dia dos namorados visto que os ingredientes são românticos e afrodisíacos o quanto baste; ou uma sugestão para um pequeno almoço de fim de semana desfrutado a dois.


Ingredientes
(para 2 pessoas)

85 g de sementes de chia orgânicas
360 ml de bebida de amêndoa
2 a 3 colheres de sopa de mel (ou xarope de ácer)
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de café de baunilha em pó

Mexer tudo muito bem num frasco grande, levar ao frigorífico por 10 minutos; agitar novamente e deitar nas taças.
Levar ao frigorífico preferencialmente dum dia para o outro para ajudar a solidificar bem.

Opcional: Juntar 1 colher de sopa (ou a gosto) de chá de hibisco para dar o ar rosado.

Acompanhar com framboesas ou outros frutos à escolha, com cereais, frutos secos ou granola.





A chia, já bastante conhecida nos dias que correm, é uma semente com propriedades nutritivas especiais, tem um efeito mucilaginoso (absorve e retém o líquido) devido à alta concentração de fibras. Ajuda a intensificar a sensação de saciedade, na digestão e a emagrecer. Proporciona energia, é rica em ómega 3, cálcio, magnésio, manganês, proteínas e antioxidantes.


Se ainda assim, preferem um "chocolatinho" podem sempre espreitar aqui a receita dos deliciosos brownies, sugestão dada no ano passado.
Seja qual for a vossa escolha, tenham um doce e acima de tudo feliz S. Valentim!

Sem comentários:

Enviar um comentário