18.11.16

A histórica fruta da época

Com quase 2 séculos de existência, a pêra rocha foi identificada na zona de Sintra e a sua produção concentra-se na zona do Oeste de Portugal (por isso se chama pêra rocha do Oeste) e é abrangida por uma Denominação de origem demarcada. A partir daqui é exportada para todo o mundo onde é muito apreciada; é um facto incrível mas devo confessar que tantas vezes negligencio este fruto. Ou porque está verde ou então porque depressa amadurece até um ponto que já não o consigo comer, por isso não consumo com tanta frequência quanto deveria.
Mas esta pequena delícia pode mudar isso, é boa com pêras verdes ou mais maduras, sendo que o resultado será sempre diferente mas garantidamente bom.
Esta é a receita do mês em parceria com o Intermarché de Penafiel e Paredes, uns muffins de pêra e gengibre super simples de preparar e óptimos para qualquer ocasião. Como sobremesa, a acompanhar um chá ou para aqueles momentos de desconsolo que as especiarias conseguem preencher.


INGREDIENTES para 12 muffins

130g de farinha sem fermento Chabrior
130g de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento Chabrior
1/2 colher de chá de canela em pó Cigalou
1 colher de chá de gengibre em pó Cigalou
90g de crème fraîche Páturages
60ml de óleo de girassol Bouton D´Or
1 colher de sopa de mel
2 ovos médios
3 pêras rocha Programa Origens

Mistura para polvilhar: 1 colher de chá de canela + 1 colher de sopa de açúcar amarelo ou mascavado.







INDICAÇÕES

Pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar a bandeja de muffins com as 12 forminhas.
Descascar as pêras e cortar em cubos, regar com limão para não oxidar e reservar.
Misturar numa taça grande a farinha, o açúcar, o fermento e as especiarias.
Noutra taça juntar os ingredientes líquidos: o crème fraîche, o óleo, o mel e os ovos; deitando depois esta mistura sobre os ingredientes secos. Envolver tudo apenas até ficar bem incorporado sem bater demasiado.
Adicionar por fim a pêra e misturar na massa, dividir pelas forminhas enchendo até 3/4, polvilhar com um pouco da mistura de canela e açúcar em cada um e levar ao forno cerca de 20 minutos.

Depois de prontos retirar do forno, deixar arrefecer completamente na grelha ou servir mornos (se não conseguir esperar, são ainda mais viciantes).
Um bom fim de semana, desfrutem.






Sem comentários:

Publicar um comentário