16.12.16

Nos preparativos das festas...

Confesso que a cada ano que passa sou menos adepta do Natal, o espírito não me atinge muito ... Muita coisa haveria por dizer mas vou deixar essas coisas menos boas só para mim...
Ainda assim, o que eu gosto mesmo é do que se come nesta altura. Os cheiros são especiais, os sabores são únicos e tão típicos que não como em mais época nenhuma do ano para "não estragar". Sejam as rabanadas ou o leite creme, que tento replicar das receitas da saudosa minha avó... ou apenas os legumes cozidos que de tão simples que são até eles são diferentes nesta altura.
Uma das coisas que faço ou como apenas nesta quadra são as bolachas, sejam elas de canela ou gengibre, tão típicas do Natal. E é precisamente uma receita de bolachas de gengibre e limão que este mês trago em parceria com o Intermarché de Penafiel e Paredes.
Perfeitas para acompanhar com um chá antes ou entre festividades, para pôr numa caixa ou saquinha de papel bonita e oferecer. Ou para guardar numa latinha e ir degustando lentamente com quem mais gostamos...




Ingredientes

300g farinha sem fermento Chabrior
1/2 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de bicarbonato de sódio Cigalou (ou 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio + 1/2 de cremor tártaro)
120g de manteiga sem sal Primor à temperatura ambiente
120ml de azeite suave Lagar
65g de açúcar em pó
100g de açúcar Fazenda
1 ovo grande
1 colher de chá de gengibre em pó Cigalou
Raspa de 1 limão grande


Indicações

Peneirar a farinha, o sal, o cremor tártaro, o bicarbonato de sódio, o gengibre e reservar. Bater a manteiga, o azeite, o açúcar em pó e o açúcar granulado na batedeira à velocidade média até ficar macio.
Juntar o ovo e a raspa de limão até ficar bem combinado, reduzir a velocidade da batedeira e adicionar a mistura da farinha lentamente até ficar completamente incorporado. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico pelo menos durante 1 hora ou preferencialmente durante a noite.
Quando a massa já tiver refrigerado, pré-aquecer o forno a 190ºC graus e prepara-se os tabuleiros do forno com papel vegetal.
Pode com um rolo trabalhar a massa de forma a que possa usar um cortador de bolachas com o formato desejado, ou formar pequenas bolas com cerca de 2 ou 3 cm de diâmetro e colocar no tabuleiro bem espaçadas entre si e achatar com um garfo, dando-lhe assim uma forma mais rústica.
Levar depois ao forno e cozer durante 7 a 10 minutos até ficarem ligeiramente douradas, dependendo do seu tamanho e formato.
Deixar arrefecer depois numa grelha antes de servir.
Polvilhar com açúcar em pó, decorar com glacé são apenas algumas das sugestões de apresentação.

Nota/curiosidade: Esta receita quase que tinha um final pouco feliz, pois não a apontei logo a seguir a ter feito e só aos poucos me fui lembrando das quantidades e porções... Espero que tenha valido a pena e que vão ainda a tempo de adoçar muitas bocas este Natal.
Todos os ingredientes estão disponíveis no seu Intermarché.

A foto maravilhosa é da já habitual responsabilidade da minha querida Manuela - Pedaços de Luz Fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário