20.5.15

Doces Violeta

Já aqui disse anteriormente que as violetas são das minhas flores preferidas, pela sua delicadeza, cor, cheiro e sabor. Tenho muita pena que a sua época seja tão curta e por isso tudo o que encontro desta flor tenho que comprar, para que possa usar ao longo de todo o ano.
 E como qualquer situação é desculpa para fazer doces que tenham violeta como ingrediente desta vez apresento os dois últimos que fiz com esta flor.
Em primeiro lugar, estes cupcakes tão suaves como leves. Aproveitei o facto de felizmente ter as flores para usar como decoração e o seu licor foi utilizado para aromatizar tanto o cupcake como a cobertura.



Na semana passada e para experimentar uma receita gluten free, fiz este maravilhoso bolo de chocolate com cobertura de chocolate e violeta. Cada vez mais sou da opinião que poucas são as coisas que não combinam com chocolate e como já o tinha feito em Fevereiro voltei a apostar nesta combinação. Aqui para além da violeta no creme, usei as flores cristalizadas e as trufas também de violeta na decoração assim como os meus muito adorados amores perfeitos. Um dos meus bolos preferidos até agora!
Actualmente existe um número crescente de intolerâncias alimentares e o glúten é uma das mais frequentes. A pedido duma amiga pesquisei e encontrei uma farinha totalmente livre de glúten (a qual prefiro em detrimento de outros substitutos) e agora vou meter mãos à obra e adaptar algumas das minhas receitas para ver se resultam também com esta farinha.






1 comentário: