26.5.15

Rhubarb Season / Época do Ruibarbo

A época do ruibarbo está aí (começa na primavera e estende-se até ao início do verão) e não é preciso procurar muito para encontrar um sem fim de publicações sobre e com esta pequena maravilha.
É uma planta pouco conhecida e usada no nosso país, muitos dos antigos dizem apenas que é uma planta venenosa e que não se come. De facto apenas os talos podem ser consumidos, a folha contém muito ácido oxálico e outras substâncias tóxicas. No entanto tem inúmeras propriedades, nomeadamente digestivas, estimulantes, adstringentes, anti-inflamatória e anti-séptica. É por isso mais facilmente encontrado em forma de chás do que na sua forma original. O preço por kg é uma exorbitância, chegando facilmente aos 20€. Seria por isso óptimo se fosse mais comum por cá, talvez fosse mais fácil de encontrar e o seu preço mais acessível. É também muito difícil encontrar sementes para cultivo, o queria começar a fazer, por isso se alguém tiver conhecimento da sua venda ou alguém que cultive ficaria eternamente grata por essa informação :)




Para fugir ás mais tradicionais tartes que normalmente são feitas com o ruibarbo, fiz este bolo com morango desidratado e canela. Não é por isso um bolo tão veranil como seria de esperar mas é certamente muuito delicioso. E da mesma forma não é também o bolo mais bonito, mas como nem tudo o que reluz é ouro digo já que toda a sua beleza está no interior, neste caso no sabor.






Sem comentários:

Enviar um comentário