16.7.15

Peach Summer Dessert / Sobremesa veranil de pêssego

Ainda antes dos gelados e porque seja em que altura do ano for uma sobremesa sabe sempre bem, ainda mais se for em forma duma receita simples, rápida e que irá deixar toda a gente satisfeita e feliz no final da refeição. Apresento este Cobbler de Pêssego, fresco, sumarento e com uma doce fragrância veranil. O cobbler é um doce americano feito numa travessa funda ou assadeira, tem como base fruta coberta por uma massa que depois de levada ao forno se transforma numa estaladiça crosta.
Este que apresento é de pêssego, um dos mais comuns e de forma a aproveitar esta fruta maravilhosa que felizmente tenho em abundância. Mas existem outras variedades e podemos sempre adaptar consoante a fruta da época.

















Ingredientes

500g de pêssegos (descascados, sem caroço e fatiados)
200g de açúcar + 200g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 chávena de água
115g de manteiga sem sal
1 chávena e meia de farinha COM fermento (para ajudar a que a massa cresça e se sobreponha à fruta)
1 chávena e meia de leite


Método

Pré aquecer o forno a 180C.
Num tacho juntar os pêssegos, metade do açúcar, as especiarias e a água. Mexer bem e deixar levantar fervura, baixar o lume e cozinhar por mais 10 minutos.
Cortar a manteiga em cubos, colocando-a depois numa assadeira quadrada e levar ao forno até derreter.
Numa taça combinar a farinha, o restante açúcar e juntar o leite devagar, mexendo bem com uma batedeira de varas manual.
Tirar a assadeira do forno e muito lentamente deitar a massa sobre a manteiga SEM MEXER.
Dispor a fruta com cuidado sobre a massa e por fim rega-se de forma uniforme com o xarope resultado da sua cozedura.
SEM MEXER levar ao forno por 45 minutos, deixando que a fruta afunde e a crosta que se vai formando comece a crescer até ao topo da assadeira.

Deve ser servido ainda morno, simples ou acompanhado com uma bola de gelado de nata, iogurte grego regado com o restante xarope ou ainda com outra variedade de fruta (como apresentado na foto).

Espero que gostem e experimentem. Bom final de semana








Sem comentários:

Enviar um comentário