25.11.15

Healthy Chips / Chips Saudáveis

Não é nenhum bolo mas também vai ao forno, não é doce mas também deixa um delicioso cheirinho pela cozinha e não podia deixar de partilhar convosco esta maravilha que tem tanto de bonito como de gostoso.
Perfeitas para um snack ou como acompanhamento duma refeição, são ainda mais saudáveis do que as habituais batatas cozinhadas em casa para não falar relativamente às de pacote (o terror!). Estas vão ao forno e a única gordura que têm é óleo de côco. E este só faz maravilhas, diz a minha musa da alimentação saudável (A Mafalda Pinto Leite) que "é um ingrediente milagroso! Um super alimento no verdadeiro sentido da palavra, É um dos ingredientes mais versáteis! Perfeito para cozinhar (o único óleo que não queima a altas temperaturas, daí não promove os radicais livres - responsáveis pelo envelhecimento precoce. É ideal para sobremesas cruas e substituir a gordura em bolos e bolachas tradicionais. Um hidratante maravilhoso! Para rosto, corpo e cabelo. Usado também na medicina Ayurvedica para remover as toxinas da boca e branquear os dentes."
As vantagens no seu uso são mais do que muitas e um único frasco dá para tantas utilizações (e os frascos da "Puro Sumo" são ainda mais bonitos e com ilustração a Rita Catita).
Visitem o site e maravilhem-se com a despensa pura da Mafalda:
http://purosumo.tictail.com/

Agora a receita, que ainda vai a tempo deste almoço de tão fácil e rápida que é.

Ingredientes (para 2 pessoas)

3 batatas violetas (porque sim e porque são mais bonitas) ou 3 beterrabas (ou uma mistura das duas e também batata doce)
1 colher de sopa de óleo de côco, previamente derretido em banho maria (ou se preferir 1 colher de sopa de azeite)
1 raminho de oregãos frescos
Raspa de 1 laranja pequena
1 pitada de noz moscada moída na hora
1 colher de chá de flor de sal
1 pitada de gengibre


Indicações

Pré aquecer o forno a 200C enquanto descasca as batatas e/ou beterrabas que depois devem ser fatiadas muito finas com uma faca afiada ou com a ajuda da mandolina (uma grande amiga).
Dispor depois as fatias no tabuleiro do forno coberto com papel vegetal, regar com um fio do óleo de côco e levar ao forno durante cerca de 12 minutos (ter cuidado para não deixar queimar).
Deixar arrefecer um pouco na grelha enquanto se prepara a mistura das especiarias. Temperar antes de servir e deliciar-se com estas chips simples ou como neste caso, com um molho de iogurte grego e ervas.










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