2.11.15

Pumpkin Cake / Bolo de Abóbora

Está mais do que visto de que o Outono veio para ficar, rigoroso e cheio de chuva. Não sou a maior fã das estações frias, aliás são poucas as coisas que me cativam mas dei por mim a pensar que uma delas (e que já aconteceu este Outono) é chegar a casa do avô e o fogão de lenha estar aceso, aquele calor e cheirinhos tão característicos e que só ali existem são o melhor deste mundo.
Outra coisa que gosto e acho característico do frio são as bebidas quentes: os chás, o mulled wine (vinho quente com especiarias) tão típico de Inglaterra e que fiz pela primeira vez no Natal passado... E este Halloween teve chá temático a acompanhar um bolo de abóbora com canela, óptimo para tardes frias de preguiça. Este bolo assemelha-se a uma broa doce e fez-me lembrar o "bolo da teixeira" que não sei se existe em todo o país, mas quem conhecer e gostar vai certamente gostar também desta receita de bolo de abóbora.
A foto é péssima, mas não houve tempo para preparações e sessões fotográficas :)


Ingredientes

225 g de manteiga sem sal amolecida
375 g de açúcar
1 pitada de sal
5 ovos biológicos
375 g de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá e meia de fermento
180 ml de natas azedas à temperatura ambiente
180 ml de puré de abóbora
1 colher de sopa de baunilha

(Não se assustem com as quantidades, fiz este bolo numa forma "bundt", podem sempre fazer apenas metade numa forma mais pequena ao vosso gosto).

Indicações

Pré aquecer o forno a 180C e untar a forma.
Bater a manteiga, o açúcar e o sal na velocidade alta da batedeira durante mais ou menos 5 minutos para que fique leve e fofo.
Adicionar depois os ovos um a um, certificando-se que ficam bem incorporados.
Na velocidade mais baixa, juntar cuidadosamente a farinha, a canela e o fermento e posteriormente as natas, o puré de abóbora e a baunilha batendo apenas até ficarem combinados.
Levar ao forno aproximadamente 1 hora (fazer o teste do palito).
Deixar arrefecer 10/15 minutos na forma para depois desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha.

Notas: Este bolo pode ser comido/servido simples, com cobertura de natas, ou uma calda de chocolate ou caramelo, ou melhor ainda com iogurte grego (no meu caso com o espírito de halloween necessário).




Boa semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário